RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS UTENTES DO LAR NOSSA SENHORA DO AMPARO

Foram realizados os Questionários de Satisfação às várias valências da SCMPS referentes ao ano de 2018. Fazem parte dos inquiridos os utentes, os familiares e os voluntários. Os resultados dos questionários refletem as respostas a várias questões relativamente ao funcionamento de cada valência. Foi avaliado o grau de satisfação no Atendimento Prestado, no Acolhimento e Integração do utente, nas Atividades e no Funcionamento da Resposta Social, nos Serviços Prestados, nas Instalações e na Alimentação. Com este processo pretende-se conhecer a qualidade do Serviço Prestado no sentido de promover uma melhoria continua.

Após a análise do Questionário de Avaliação de Satisfação dos Utentes do Lar Nossa Senhora do Amparo pode concluir-se que a meta definida foi atingida, uma vez que a maioria dos inquiridos afirmou estar satisfeito ou muito satisfeito com os serviços prestados pela Resposta Social. Relativamente ao parâmetro do Acolhimento e Integração os inquiridos responderam essencialmente que se encontravam satisfeitos, registando-se uma satisfação maior referente à questão relacionada com a Entrega e Explicação do Regulamento Interno. Na avaliação do parâmetro referente às Atividades e Funcionamento da Resposta Social é de salientar o elevado número de respostas muito satisfatórias em relação ao Sistema de Comunicação com a Resposta Social, à Capacidade de Reposta às suas Necessidades e a Relação com a Equipa de Trabalho, o que reflete a dedicação de todos os que trabalham em prol do utente. Analisando as respostas obtidas referentes aos Serviços Prestados a maioria dos utentes inquiridos encontra-se muito satisfeito com a Limpeza e Arrumação dos Espaços, com a Adequação das Refeições às suas Necessidades, com as Atividades de Animação e Ocupação, com os Cuidados de Nutrição, com os Cuidados Médicos, com o Apoio Social, com os Cuidados de Enfermagem e com os Cuidados de Higiene Pessoal e Imagem. No que concerne à Alimentação a esmagadora maioria dos inquiridos considerou estar muito satisfeita em todos os indicadores avaliados, sobretudo no que se refere ao item Quantidade.