RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS UTENTES DO LAR RESIDENCIAL DA PONTE

Foram realizados os Questionários de Satisfação às várias valências da SCMPS referentes ao ano de 2018. Fazem parte dos inquiridos os utentes, os familiares e os voluntários. Os resultados dos questionários refletem as respostas a várias questões relativamente ao funcionamento de cada valência. Foi avaliado o grau de satisfação no Atendimento Prestado, no Acolhimento e Integração do utente, nas Atividades e no Funcionamento da Resposta Social, nos Serviços Prestados, nas Instalações e na Alimentação. Com este processo pretende-se conhecer a qualidade do Serviço Prestado no sentido de promover uma melhoria continua.

Dada a análise dos Questionários de Avaliação da Satisfação dos Utentes do Lar Residencial da Ponte conclui-se que de forma generalizada os utentes inquiridos estão satisfeitos com o Serviço Prestado pela Resposta Social e que todos os itens analisados foram avaliados de forma positiva. No que concerne ao parâmetro das Atividades e Funcionamento da Reposta Social podemos verificar que a maioria dos utentes se encontra satisfeita em todos os indicadores avaliados, sendo que o item que apresenta maior satisfação é o da Participação no Plano Individual. Tal acontece porque existe uma grande preocupação pela parte da equipa de trabalho para envolver os utentes no seu próprio Plano individual de Cuidados, bem como, à adesão à participação e envolvimento nas várias atividades e rotinas da Resposta Social. No parâmetro dos Serviços Prestados, conclui-se que os utentes inquiridos estão bem informados relativamente aos Serviços Prestados pela Resposta Social. Entre os vários Serviços Prestados destaca-se a satisfação pelas Atividades de Animação, pelo Serviço de Fisioterapia, seguido dos Cuidados Médicos e de Enfermagem. Ao longo da aplicação dos questionários o serviço em que os utentes mostraram menos agrado foi o serviço relacionado com o Tratamento das Roupas. Tal facto prende-se muitas vezes pela necessidade de dar reposta a um elevado número de utentes, não podendo assim dar resposta às vontades individuais, como o tratamento das roupas no próprio dia. Na questão da avaliação das Instalações os inquiridos encontram-se muito satisfeitos, apresentado um maior grau de satisfação em relação à Localização/Acessibilidade, seguido do Conforto e Comodidade dos Espaços Físicos.