RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS FAMILIARES DOS UTENTES DA UNIDADE DE CUIDADOS CONTINUADOS E DO LAR SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Foram realizados os Questionários de Satisfação às várias valências da SCMPS referentes ao ano de 2018. Fazem parte dos inquiridos os utentes, os familiares e os voluntários. Os resultados dos questionários refletem as respostas a várias questões relativamente ao funcionamento de cada valência. Foi avaliado o grau de satisfação no Atendimento Prestado, no Acolhimento e Integração do utente, nas Atividades e no Funcionamento da Resposta Social, nos Serviços Prestados, nas Instalações e na Alimentação. Com este processo pretende-se conhecer a qualidade do Serviço Prestado no sentido de promover uma melhoria continua.

Ao analisar os Questionários de Avaliação da satisfação dos utentes da Unidade de Cuidados Continuados e do Lar São Francisco de Assis conclui-se que os responsáveis dos utentes estão satisfeitos com o funcionamento das Respostas Sociais. No que concerne ao parâmetro do Acolhimento e Integração, pode concluir-se que de forma global os inquiridos estão satisfeitos, sendo que nenhum item foi avaliado como “Insatisfeito” ou “Muito Insatisfeito”. Relativamente às Atividades e Funcionamento da Resposta Social é de salientar que os itens que apresentam maior grau de satisfação são a Relação com a Equipa de Trabalho e a Capacidade de Resposta às necessidades dos Utentes. A avaliação das Instalações de ambas as respostas foi realizada de forma bastante positiva, sendo destacado o item que diz respeito ao Conforto e Comodidade dos Espaços disponíveis. Na questão relacionada com a Alimentação verifica-se que nenhum dos itens foi avaliado de forma negativa, sendo que o que apresenta maior grau de satisfação é o da Apresentação. De notar que todos os itens do parâmetro da Alimentação (Apresentação;Temperatura; Quantidade; Diversidade; Qualidade) foram avaliados com resposta de “Não Aplicável”, pois grande parte dos inquiridos baseia-se no facto de não assistir às refeições, atendendo assim à opinião dos seus familiares.