Foram realizados os Questionários de Satisfação às várias valências da SCMPS referentes ao ano de 2018. Fazem parte dos inquiridos os utentes, os familiares e os voluntários. Os resultados dos questionários refletem as respostas a várias questões relativamente ao funcionamento de cada valência. Foi avaliado o grau de satisfação no Atendimento Prestado, no Acolhimento e Integração do utente, nas Atividades e no Funcionamento da Resposta Social, nos Serviços Prestados, nas Instalações e na Alimentação. Com este processo pretende-se conhecer a qualidade do Serviço Prestado no sentido de promover uma melhoria continua.
Após a análise dos Questionários de Avaliação de
satisfação dos familiares dos utentes do Lar Nossa Senhora do Amparo,
conclui-se que do total dos inquiridos, 90% afirmou estar satisfeito ou muito
satisfeito, pelo que se atingiu a meta definida. No que concerne ao
parâmetro do Atendimento e Acolhimento, a maioria dos inquiridos encontra-se
satisfeito. Relativamente às Atividades e Funcionamento da Resposta Social, os
familiares estão muito satisfeitos com a participação dos utentes no seu Plano
Individual e com a Capacidade de Resposta às Necessidades. Analisando o
parâmetro dos Serviços Prestados, verifica-se que os responsáveis dos utentes
estão bem informados em relação aos Serviços disponíveis na Resposta Social. Os
itens que apresentam maior satisfação por parte dos familiares são os Cuidados
de Nutrição, os Cuidados de Higiene Pessoal e Imagem, seguidos dos Cuidados de
Enfermagem. Relativamente às Instalações a quase totalidade dos inquiridos
encontra-se satisfeito com as Condições, sendo que apenas um responsável
avaliou negativamente este parâmetro. No que diz respeito à Alimentação, a
maioria dos inquiridos não soube responder às questões colocadas, afirmando que
não assiste à hora das refeições. Ainda assim, não se registaram respostas
insatisfatórias.